quinta-feira, 16 de maio de 2013

Resenha: A Culpa é das Estrelas


Por Raquel Cataldi


A Culpa é das Estrelas foi meu primeiro livro do recentemente tão badalado John Green e, certamente, não será o último. É a história de Hazel (16) e Augustus (17), dois adolescentes com câncer que se conhecem em um grupo de apoio e se apaixonam. Com essa fórmula, o livro tinha tudo para ser apenas mais um entre os muitos clichês e melodramas sobre câncer e romance adolescente. Mas é aí que entra o talento de John Green: com uma narrativa envolvente, o autor nos apresenta personagens tremendamente carismáticos que encontram no bom humor uma saída para amenizar o sofrimento da doença em uma história que foge do tradicional.
Algumas pessoas torceram o nariz pelas características do que chamamos atualmente de literatura YA (Young Adult, traduzido como Jovem Adulto). Mas para ler o livro é preciso se livrar desse preconceito e libertar o adolescente/jovem que ainda existe em você.
Nunca pensei que pudesse dar tantas risadas ao ler uma história sobre jovens doentes e só mesmo John Green para me fazer mudar de ideia. O humor negro e inteligente está sempre presente e deixa a narrativa bem divertida. Por outro lado, em boa parte me peguei pausando a leitura para conseguir enxergar em meio a cachoeira de lágrimas.

"Só que, na verdade, a depressão não é um efeito colateral do câncer. É um efeito colateral de se estar morrendo. (O câncer também é um efeito colateral de se estar morrendo. Quase tudo é, na verdade.)" Hazel. pág.11


É tocante e de partir o coração, ao mesmo tempo em que nos leva a pensar, como diria minha mãe, "Por que cargas d'água eu tô reclamando da vida?". Considero um ótimo livro, muito bem escrito, extremamente envolvente e sem dúvidas merece a chance de ir para a sua estante. Durante as 288 páginas eu me senti uma amiga próxima da Hazel e do Augustus. Ri com eles, sofri com eles, e quando acabou foi como se estivesse órfã. Como disse Markus Zusak na capa do livro, "Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais."


EXTRA: a história de Hazel e Augustus inspirou uma rapazinho muito simpático a compor uma música sobre o livro. Troye Silvan gravou o clipe em um hospital para meninas com câncer na Austrália, o Princess Margaret Foundation, para o qual ele fez uma campanha de doação através do vídeo. A música começa em 2:07. Para ver a tradução, clique aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário