terça-feira, 21 de maio de 2013

Resenha: A casa das orquídeas


Por: Dayanne Sampaio


A casa das orquídeas foi o primeiro romance que li da Lucinda Riley e posso dizer que me surpreendi. Começando já pela capa que achei linda e a frase que me chamou a atenção, “Toda casa tem seus segredos e todo amor, seu preço”. O livro é grande e no começo por não conhecer a autora fiquei meio receosa que pudesse ficar maçante a estória, mas não, a estória é linda e te leva a lugares mágicos.
O livro é narrado hora no presente e hora no passado, contando o que aconteceu em Wharton Park, uma propriedade que esconde muitos segredos.
Júlia Forrester é uma famosa pianista que passou por uma tragédia familiar e agora se esconde em um chalé pequeno e frio tentando se isolar de tudo e de todos, sua irmã Alicia, tenta fazer de tudo o que esta ao seu alcance para trazê-la a vida novamente. E em um desses dias ela resolve chamar Júlia para ir à propriedade de Wharton Park, que é um lugar que Júlia sempre amou e passou sua infância convivendo os verões com seu avô na estufa da propriedade. E lá ela reencontra  Kit Crawford que é o novo herdeiro da propriedade e à esta vendendo por não ter condições de mantê-la com a quantidade de dividas e problemas que tem.
No meio de leilões, reformas e encontros, Kit acha um diário escondido no chalé onde os avos de Julia moravam, para saber melhor a história escondida nas páginas daquele diário eles vão conversar com a avó de Júlia e são transportados para a época da segunda guerra mundial e a história de Olivia e Harry Crawford, um jovem casal que teve suas vidas atravessadas pela guerra e que afetou a felicidade de muitas gerações, inclusive a de Júlia.
Vou deixar um trecho abaixo para vocês terem uma ideia do que estou falando.

“Fico sentada na biblioteca tentando compreender a historia que acabei de ouvir. Uma trágica historia de amor, decepção e dor. Uma história que eu pareço ser o resultado direto. (...)
Ainda assim, embora o relato que ouvi seja chocante e revelador, percebo que estou calma. Essa casa, Wharton Park, sempre fez parte de mim, apesar de eu nunca ter sabido o porquê. É simplesmente o lugar ao qual sempre senti que pertencia.
(...) percebeu que o ciclo se fechava; cada um deles com seu próprio lugar na história que se estendera por gerações, reunidos em Wharton Park, a casa que tivera um papel importante na trama do destino que eles e outros estavam tecendo. Tudo o que restava naquele momento era um novo inicio para o ciclo. Ele olhou para Júlia e soube que, juntos, eles construiriam um (...)
Whaton Park sempre terá um papel importante em minha vida. Porém, eu aprendi, com as histórias do passado e a minha experiência, que tudo deve ter um equilíbrio. Usarei o dom que ganhei e darei valor a ele para criar e proteger minha família e meu talento, mas nunca permitirei que ele me destrua.”

Esse livro nos leva a conhecer uma estória fascinante envolvendo a segunda guerra mundial, os encantos da Tailândia, e que mostra como uma situação podem afetar a vida de tantas pessoas e que o amor verdadeiro pode ter um preço muito alto. É um livro lindo e é difícil de descrever as emoções que se é encontrada nessas 558 paginas.  Eu apenas digo, leiam, o livro é muito bom e vale a pena cada página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário